ALMANAQUE CRUZALMENSECRUZ DAS ALMASDESTAQUEPERSONALIDADES

CIZINO CINTRA

Cizino Cintra era músico cruzalmense, foi um dos fundadores da Sociedade Filarmônica Euterpe Cruzalmense e, também, da Filarmônica Lira Guarany.

Você sabia que ele era bisavô do cantor Rogério Lima?

“Fico triste pelo esquecimento da pessoa dele pela história de Cruz das Almas. Meu bisavô foi o precursor da música aqui na cidade, sendo fundador da Euterpe Cruzalmense, se desentendendo com os grandes da época, fundou na sala de casa a Filarmônica Lira Guarany com 6 músicos travando uma batalha musical no coreto onde o prefeito e o padre tiveram de intervir já ao amanhecer… Morreu jovem aos 50 anos pobre, endividado e esquecido… Vindo morar no Tabuleiro da Vitória ( hoje Rua Lauro Passos) , na casa onde moro…Que era uma rancharia de ciganos… Essas histórias, minha avó me contava… ela dizia que ele era um Cabo Verde, baixinho e disposto, andava alinhado com terno de linho engomado e chapéu. Excelente pai, namorador mas nunca dormiu fora de casa! Que sua memória um dia seja homenageada! Obrigado Almanaque pelo carinho e resgate!”, diz Rogério Lima.

Edisandro Barbosa Bingre

Edisandro Barbosa Bingre é professor, escritor, cerimonialista e pesquisador memorialista de Cruz das Almas. Ele é membro da Academia Cruzalmense de Letras e destaca-se por seu trabalho com o "Almanaque Cruzalmense", onde documenta e preserva a história e a memória cultural da cidade. Bingre é reconhecido por suas contribuições literárias e históricas, trazendo à tona fatos importantes e curiosidades sobre a região, além de ser uma figura ativa na comunidade intelectual de Cruz das Almas​. No ano de 2020 recebeu o Título de Cidadão Cruzalmense outorgado pela Câmara de Vereadores de Cruz das Almas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo