ALMANAQUE CRUZALMENSECRUZ DAS ALMASCULTURADESTAQUEEDUCAÇÃOHISTÓRIAMEMÓRIA

FLICRUZ 2024, A FORÇA LITERÁRIA DE CRUZ DAS ALMAS EM AÇÃO

A realização da primeira edição da Feira Literária de Cruz das Almas – FLICRUZ 2024, nos dias 3, 4 e 5 de julho, com espaços no Centro Territorial de Educação Profissional Recôncavo II Alberto Torres, na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e na Casa da Cultura Galeno D’Avelírio, foi uma celebração vital da arte literária e representa um marco importante na promoção da cultura e do conhecimento em nossa cidade e região.

A FLICRUZ 2024, com o tema “A Palavra Pulsa e Borda no Interior”, teve como objetivo centralizar a importância da literatura como um instrumento transformador, capaz de inspirar e educar, ao mesmo tempo que celebra as riquezas culturais do nosso interior. E alcançou com sucesso este objetivo!

Esta primeira edição foi uma justa homenagem à acadêmica D. Zinha Costa que, aos 99 anos de vida publicou um livro e aos cem foi eleita para ocupar uma cadeira na Academia Cruzalmense de Letras. Uma figura ilustre e inspiradora que desencarnou neste ano, mas cujo trabalho e dedicação de toda uma vida à literatura deixaram um legado inesquecível. Na verdade, D. Zinha Costa continua sendo um exemplo de paixão pela palavra escrita. Afinal, ela é imortal!

Cada espaço da Feira recebeu como nome um título das poesias de D. Zinha Costa: “Dançar a Vida”, “O Garoto e o Papagaio de Papel”, “O Canto da Cigarra” e “O Grito e a Liberdade”.

A FLICRUZ 2024 foi um espaço de encontro e troca de experiências, onde escritores, leitores, educadores e artistas puderam compartilhar suas criações, ideias e visões. Foi um momento para reforçar laços e promover um ambiente de aprendizagem e inspiração mútua. Desde a cerimônia de abertura com a participação da Filarmônica Euterpe Cruzalmense e o Samba de Roda da Mirabela, a solenidade de premiação do Concurso de Redação Jacinta Passos para jovens estudantes, passando pelas maravilhosas oficinas de Arte e Cultura, até os painéis apresentados por autoridades dos mais importantes temas mais que especiais como “Nunca é cedo ou tarde para escrever”, “A ciência de produzir leitore(a)s e escritore(a)s”, “Escrita como resistência” e “A imaginação que se esconde nas pequenas cidades”. E o encerramento foi tão igualmente especial na Sala de Auditório do CETEP Alberto Tôrres lotada, com a palestra da Profa. Bárbara Carine, autora dos livros “Como Ser um Educador Antirracista” e “Querido Estudante Negro”. Uma pauta super importante!

Importante destacar também que vários autores locais lançaram novos títulos de livros, alguns pela primeira vez (como a Profa. Ireny Eloy), durante esta FLICRUZ 2024.

Sem dúvida, a realização da FLICRUZ 2024 proporcionou a todos e todas uma grande oportunidade de vivenciar a literatura de forma intensa e envolvente, estimulando a leitura e a criação literária entre pessoas de todas as idades. A criançada se divertiu com as apresentações teatrais, a contação de histórias, a distribuição de livros, a literatura através das brincadeiras, da dança e da música. Um mundo artístico e criativo intenso!!!!

Conclamamos todos os setores da sociedade – poder público, iniciativa privada, instituições educacionais, artistas e cidadãos – a apoiarem iniciativas como esta. Acreditamos que a união de esforços dos envolvidos: o vereador Pablo Rezende, o Governo do Estado da Bahia, a Fundação Pedro Calmon, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, a Academia Cruzalmense de Letras e a Fundação Cultural Galeno D’Avelírio em prol da FLICRUZ 2024, resultou em um evento memorável, capaz de deixar um impacto duradouro na nossa comunidade literária e contribuir para o fortalecimento da nossa identidade cultural.

“A Palavra Pulsa e Borda no Interior”, e a FLICRUZ 2024 é a prova viva de que a literatura tem o poder de transformar, inspirar e conectar. Que este seja apenas o começo de uma longa tradição literária em Cruz das Almas.

Veja como foi a programação completa:

Cerimônia de Abertura

Data: 03 de julho (Quarta-Feira)

Local: Auditório da UFRB – Biblioteca

Espaço: O Canto da Cigarra

18h – Acolhimento: Samba de Roda

18h15 – Hinos: Filarmônica Euterpe Cruzalmense

19h – Mesa Institucional:

  • CARUSO COSTA – FUNDAÇÃO PEDRO CALMON
  • MARCELO LEMOS – DIRETOR DO IPAC
  • ROZANE VEIGA – DIRETORA DO NTE21 – SEC DE EDUCAÇÃO DA BAHIA
  • GINA GONÇALVES – REITORA DA UFRB
  • HERMES PEIXOTO – PRESIDENTE DA FUND. CULT. GALENO D’AVELÍRIO
  • SARAH CARNEIRO – PRESID. DA ACADEMIA CRUZALMENSE DE LETRAS
  • LUCIANA LORDELO – FAMILIAR DA HOMENAGEADA D. ZINHA COSTA
  • PABLO REZENDE – VEREADOR E COORD. DA FLICRUZ 2024

19h45 – Homenagem: Entrega do Busto de Zinha Costa

20h30 – Conferência: Aldri Anunciação

21h30 – Encerramento da Noite: Filarmônica Euterpe Cruzalmense

Programação Casa da Cultura Galeno D’Avelírio

Data: 04 de julho (Quinta-Feira)

Local: Casa da Cultura

Espaço Infantil – O Garoto e o Papagaio de Papel

Programação Infantil – Manhã

  • 09:00 – 10:00 – Ônibus da Fundação Pedro Calmon BIBEX (Contação de Histórias e Brincadeiras)
  • 10:00 – 11:00 – Atividades variadas

Programação Infantil – Tarde

  • 14:00 – 15:00 – Grupo Musical Dois Pra Lá e Dois Pra Cá
  • 15:00 – 16:00 – Atividades variadas

Programação Noturna

18h – 21h

  • Mesas na Casa da Cultura em três espaços
  • Lançamento de livros e sessão de autógrafos dos escritores Lua Lordelo, Sandra Roza, Sarah Carneiro, Fábio Ribas, Ireny Eloy e Fernando Nogueira, mediados por Lita Passos.
  • Apresentação de obras de autores locais e regionais
  • Hall de Entrada: 18:00 – Apresentação do espetáculo de ballet
  • Cine Teatro do Porão: 19:00 – Painel: “A Imaginação que se Esconde nas Pequenas Cidades”, com os escritores Edisandro Barbosa Bingre (Almanaque Cruzalmense), Graça Sena e mediação de J.C. Vaz
  • Sala de Exposição Nelson Magalhães: 20:00 – 21:00 – Mediação e lançamento de livros

Espaço de Shows

  • Voz e Violão a partir das 21:00

Programação – Diurno

Data: 05 de julho (Sexta-Feira)

Local: Casa da Cultura

9:00 – 10:00

  • Cine Teatro do Porão: Painel – “Nunca é cedo ou tarde para escrever” com Rodrigo Souza e Luciana Lordelo, mediada por Hermes Peixoto.

10:00 – 11:00

  • Painel: “A Ciência de Produzir Leitores e Escritores” com Sarah Carneiro (ACL), Rose Mubarack (EDUFRB) e Joseane Costa (FBBR), mediado por Osvaldo da Paz (vereador e servidor da EMBRAPA).

Programação de Atividades CETEP

Data: 04 de julho (Quinta-Feira)

Espaço Jovem – O Grito e a Liberdade

Local: Auditório do CETEP

8h – 10h

  • Oficinas simultâneas:
  • Memes, Educação e Literatura
  • Grafite: Poesias na Parede
  • Histórias & Musicalidades
  • Jovem Também Lê: Como Criar um Clube do Livro?
  • Oficina de Arte com Pneu

14h – 16h

  • Oficinas simultâneas (continuação)

Programação – Espaço Jovem

Data: 05 de julho (Sexta-Feira)

Local: Auditório do CETEP

8h – 11h

  • Painel: “Escrita como Resistência” com Roberta Evelyn e Errivance, mediado por Bruna Pereira
  • Atividade Cultural

14h – 16h

  • Painel: Processo de Independência do Brasil e o Julho das Pretas
  • Atividade Cultural: Peça Teatral

Cerimônia de Encerramento

Data: 05 de julho (Sexta-Feira)

Local: Auditório do CETEP

18h – Acolhimento: Cia Rosa Vermelha

19h – Conferência: Bárbara Carine

21h30 – Shows: Banda Flexada

Edisandro Barbosa Bingre

Edisandro Barbosa Bingre é professor, escritor, cerimonialista e pesquisador memorialista de Cruz das Almas. Ele é membro da Academia Cruzalmense de Letras e destaca-se por seu trabalho com o "Almanaque Cruzalmense", onde documenta e preserva a história e a memória cultural da cidade. Bingre é reconhecido por suas contribuições literárias e históricas, trazendo à tona fatos importantes e curiosidades sobre a região, além de ser uma figura ativa na comunidade intelectual de Cruz das Almas​. No ano de 2020 recebeu o Título de Cidadão Cruzalmense outorgado pela Câmara de Vereadores de Cruz das Almas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo