ALMANAQUE CRUZALMENSECRUZ DAS ALMASCURIOSIDADESDESTAQUEFOTOSHISTÓRIALUGARESMEMÓRIA

A PADROEIRA DO CEAT

VOCÊ SABIA QUE, no calendário religioso católico, 13 de maio é o dia de Nossa Senhora de Fátima, Padroeira do CEAT?
Em 1955, no Jornal Nossa Terra, escreveu Clodoaldo Gomes da Costa o seguinte:
“ERGUE-TE, MOCIDADE !
Os últimos dias da semana que passou foram de agitação para a vida estudantil da cidade. Na sexta-feira, 13, tivemos os estudantes do Alberto Torres celebrando o dia consagrado sua Padroeira, a Virgem de Fátima. Festa simples, essa em louvor à distribuidora de Talentos que se encantou pelo entusiasmo e devoção dos torreanos.
A Profa. Gilda Paternostro conseguiu realizar com o seu Orfeão um belo espetáculo de arte coral. O Hino do XXXVI Congresso Eucarístico Internacional, primor de melodia litúrgica, cantado pelos seus alunos, mereceu elogios de quantos o ouviram.
Os nossos estudantes secundários vão demonstrando o seu aproveitamento e contribuindo para o desenvolvimento cultural da cidade.”
Antigamente, no dia 13 de maio, a imagem de Nossa Senhora de Fátima, padroeira do Colégio, era levada em procissão para a Igreja Matriz. A imagem de Nossa Senhora de Fátima reside há décadas no pátio da escola que, em diversas ocasiões foi transformado em templo, acolhendo celebrações católicas. “O que poderei dizer-te, Excelsa Rainha e Senhora, nesta mensagem que Te dirijo em nome do Ginásio “Alberto Torres”, ao receber-Te triunfalmente na peregrinação que realizas pelos bairros dessa cidade que Te recebem cantando hinos em Teu louvor” escreveu Clodoaldo Gomes da Costa em seu livro “Poeira da Gleba” sobre a procissão que acontecia desde a fundação da escola em 1948 e se manteve até a década de 90.

Edisandro Barbosa Bingre

Edisandro Barbosa Bingre é professor, escritor, cerimonialista e pesquisador memorialista de Cruz das Almas. Ele é membro da Academia Cruzalmense de Letras e destaca-se por seu trabalho com o "Almanaque Cruzalmense", onde documenta e preserva a história e a memória cultural da cidade. Bingre é reconhecido por suas contribuições literárias e históricas, trazendo à tona fatos importantes e curiosidades sobre a região, além de ser uma figura ativa na comunidade intelectual de Cruz das Almas​. No ano de 2020 recebeu o Título de Cidadão Cruzalmense outorgado pela Câmara de Vereadores de Cruz das Almas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo