ALMANAQUE CRUZALMENSECRUZ DAS ALMASDESTAQUEFOTOSHISTÓRIALUGARES

OS VÁRIOS NOMES DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA

VOCÊ SABIA QUE a Estação Eng. Eurico Macedo já foi também chamada de Estação Cruz das Almas e, originalmente, era conhecida como Estação de Pombal?
A estação foi aberta pela E. F. Central da Bahia na sua linha principal, em 1881, localizada no km 158,70 da Linha Sul em Cruz das Almas e ficava entre a Estação de Manoel Vitorino (ou o Ponto, próximo a São José do Itaporã) e a Estação Salvador Pinto (em Muritiba), que integravam a Rede Ferroviária Leste Brasileira. O transporte de passageiros funcionou até a década de 70, mas hoje a linha é utilizada apenas por trens cargueiros, que apenas passam pela estação desativada.

Edisandro Barbosa Bingre

Edisandro Barbosa Bingre é professor, escritor, cerimonialista e pesquisador memorialista de Cruz das Almas. Ele é membro da Academia Cruzalmense de Letras e destaca-se por seu trabalho com o "Almanaque Cruzalmense", onde documenta e preserva a história e a memória cultural da cidade. Bingre é reconhecido por suas contribuições literárias e históricas, trazendo à tona fatos importantes e curiosidades sobre a região, além de ser uma figura ativa na comunidade intelectual de Cruz das Almas​. No ano de 2020 recebeu o Título de Cidadão Cruzalmense outorgado pela Câmara de Vereadores de Cruz das Almas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo