ALMANAQUE CRUZALMENSECRUZ DAS ALMASCULTURADESTAQUEMEMÓRIA

60 ANOS DO GRANDE CIRCO NERINO EM CRUZ DAS ALMAS

O Grande Circo Nerino, do Palhaço Picolino, em sua primeira turnê pelo Norte e Nordeste do Brasil,  teve uma estadia de sucesso em Cruz das Almas, de 13/01 a 02/02 no ano de 1954. Muitos ainda lembram dos espetáculos como a encenação teatral “A Paixão de Cristo”, ou da peça “Marcelino, Pão e Vinho” ou ainda a apresentação da trapezista-mirim Alicinha. No livro de ouro do Circo Nerino, o prefeito da época fez a seguinte anotação de próprio punho:

Cruz das Almas, pelo espírito hospitaleiro de seu povo, guardará de certo e com carinho a lembrança da temporada alegre que o Circo Nerino nos ofereceu.

Em nome do povo que tenho a honra de representar, apresento aos inteligentes proprietários, operosos dirigentes e valorosos artistas do Circo Nerino os meus sinceros aplausos e votos de feliz êxito na sua nobre missão de divertir, instruindo, pelo Brasil afora.

Boa Sorte Circo Nerino!

Jorge Guerra, prefeito municipal, Cruz das Almas (BA), 31 de janeiro de 54, Livro de Ouro Circo Nerino

(FONTECirco Nerino. Roger Avanzi e Verônica Tamaoki. Selo Pindorama Circus, Editora Codex: São Paulo, 2004)

Edisandro Barbosa Bingre

Edisandro Barbosa Bingre é professor, escritor, cerimonialista e pesquisador memorialista de Cruz das Almas. Ele é membro da Academia Cruzalmense de Letras e destaca-se por seu trabalho com o "Almanaque Cruzalmense", onde documenta e preserva a história e a memória cultural da cidade. Bingre é reconhecido por suas contribuições literárias e históricas, trazendo à tona fatos importantes e curiosidades sobre a região, além de ser uma figura ativa na comunidade intelectual de Cruz das Almas​. No ano de 2020 recebeu o Título de Cidadão Cruzalmense outorgado pela Câmara de Vereadores de Cruz das Almas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo