ALMANAQUE CRUZALMENSECRUZ DAS ALMASCURIOSIDADESDESTAQUELUGARESMEMÓRIA

A GRANDE PLANTAÇÃO DE EUCALIPTOS

Você sabia que, lá pela década de 50, havia em Cruz das Alma uma fazenda que tinha meio milhão de pés de eucaliptos?

Segundo registro do memorialista Mário Pinto da Cunha, a plantação de eucaliptos da Fazenda Citriodóra, localizada neste município, na divisa com Muritiba, era realmente notável. De propriedade do Dr. Luiz Eloy Passos, o empreendimento foi por ele planejado e o plantio de 500 mil árvores de eucaliptos da espécie “Citriodóra” deu nome à Fazenda, uma área de 220 hectares. Dali surgiu uma grande floresta, que representava inestimável potencial econômico e concorria até com as plantações de São Paulo, tendo ainda o diferencial de ser constituída de apenas uma única espécie.
Ainda segundo Cunha, Dr. Luiz Eloy Passos teve neste empreendimento a cooperação e assistência técnica do seu genro, o Eng.º Agr.º Archimar Baleeiro.

(imagem meramente ilustrativa, obtida na internet)

Edisandro Barbosa Bingre

Edisandro Barbosa Bingre é professor, escritor, cerimonialista e pesquisador memorialista de Cruz das Almas. Ele é membro da Academia Cruzalmense de Letras e destaca-se por seu trabalho com o "Almanaque Cruzalmense", onde documenta e preserva a história e a memória cultural da cidade. Bingre é reconhecido por suas contribuições literárias e históricas, trazendo à tona fatos importantes e curiosidades sobre a região, além de ser uma figura ativa na comunidade intelectual de Cruz das Almas​. No ano de 2020 recebeu o Título de Cidadão Cruzalmense outorgado pela Câmara de Vereadores de Cruz das Almas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo