ALMANAQUE CRUZALMENSECRUZ DAS ALMASCURIOSIDADESDESTAQUEFOTOSMEMÓRIA

A MARINETE

“Esse mundo todo de gente é daqui da cidade; agora você não imagina quanta gente vem das cidades vizinhas para fazer a feira aqui. Olha prá o abrigo lá da praça e veja quem vai chegando; é o Baratinha, na sua conhecida MARINETE vermelha cor do barro das estradas por onde ela rodopia. Vem trazendo de Cachoeira o pessoal que chegou pelo vapor da Baiana, vindo da Bahia e a rebarba de gente que ponga pulos caminhos em Muritiba, Mão Divina, Cabeças e pelas estradas afora, que dividem os matos em duas bandas por este mundão de terra, fazendo a gente chegar de um lugar a outro todo sujo e chacoalhando. Vem, também, gente de Sapé, de Afonso Pena…”

FONTE: Renato Passos da Silva Pinto Filho.

IMAGEM: Marinete que fazia o translado de alunos do Colégio Alberto Tôrres, em 1948, provavelmente de Muritiba a Cruz das Almas.

Edisandro Barbosa Bingre

Edisandro Barbosa Bingre é professor, escritor, cerimonialista e pesquisador memorialista de Cruz das Almas. Ele é membro da Academia Cruzalmense de Letras e destaca-se por seu trabalho com o "Almanaque Cruzalmense", onde documenta e preserva a história e a memória cultural da cidade. Bingre é reconhecido por suas contribuições literárias e históricas, trazendo à tona fatos importantes e curiosidades sobre a região, além de ser uma figura ativa na comunidade intelectual de Cruz das Almas​. No ano de 2020 recebeu o Título de Cidadão Cruzalmense outorgado pela Câmara de Vereadores de Cruz das Almas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo