A ANTIGA ENTRADA DA VILA DE CRUZ DAS ALMAS
Sabia que, até o início dos anos 1960, a principal via de acesso, ou seja, a entrada da cidade era pela Estação de Pombal?
Quem por ali chegava a Cruz das Almas, desembarcando do trem, subia a estrada de Pombal utilizando os serviços de carro de praça de Baratinha, Teodoro, Zé Pontiac ou Vadinho Borba; ou a pé, passando pelo túnel da estação e seguindo a estrada Brejinho, auxiliado a troco de gorjetas pelos carregadores de bagagem João Grosso ou Raimundo Estudante. Em ambos os casos, chegava-se à Rua da Corrente, na Tabela e podia seguir a Rua Rui Barbosa (em frente ao CEAT, atual CETEP), seguindo pela Rua da Estação até o centro da cidade, chegando pela frente da Matriz.
Em 1913, o Jornal Gazeta de Notícias, na sua edição de 23 de setembro, noticia a visita do Deputado Ubaldino Assis à Vila de Cruz das Almas, que foi recepcionado com pompas e circunstâncias na estação ferroviária por mais de seiscentos cavalheiros e pela banda 5 de Março e, na “Rua da entrada da Vila“, acompanhado por uma grande massa popular e extraordinário número de senhoras e senhoritas sob chuva de flores, chegando até o centro da vila onde inaugurou duas ruas.