ALMANAQUE CRUZALMENSECRUZ DAS ALMASCURIOSIDADESDESTAQUELUGARESMEMÓRIA

A ANTIGA ENTRADA DA VILA DE CRUZ DAS ALMAS

Sabia que, até o início dos anos 1960, a principal via de acesso, ou seja, a entrada da cidade era pela Estação de Pombal?

Quem por ali chegava a Cruz das Almas, desembarcando do trem, subia a estrada de Pombal utilizando os serviços de carro de praça de Baratinha, Teodoro, Zé Pontiac ou Vadinho Borba; ou a pé, passando pelo túnel da estação e seguindo a estrada Brejinho, auxiliado a troco de gorjetas pelos carregadores de bagagem João Grosso ou Raimundo Estudante. Em ambos os casos, chegava-se à Rua da Corrente, na Tabela e podia seguir a Rua Rui Barbosa (em frente ao CEAT, atual CETEP), seguindo pela Rua da Estação até o centro da cidade, chegando pela frente da Matriz.

Em 1913, o Jornal Gazeta de Notícias, na sua edição de 23 de setembro, noticia a visita do Deputado Ubaldino Assis à Vila de Cruz das Almas, que foi recepcionado com pompas e circunstâncias na estação ferroviária por mais de seiscentos cavalheiros e pela banda 5 de Março e, na “Rua da entrada da Vila“, acompanhado por uma grande massa popular e extraordinário número de senhoras e senhoritas sob chuva de flores, chegando até o centro da vila onde inaugurou duas ruas.

Edisandro Barbosa Bingre

Edisandro Barbosa Bingre é professor, escritor, cerimonialista e pesquisador memorialista de Cruz das Almas. Ele é membro da Academia Cruzalmense de Letras e destaca-se por seu trabalho com o "Almanaque Cruzalmense", onde documenta e preserva a história e a memória cultural da cidade. Bingre é reconhecido por suas contribuições literárias e históricas, trazendo à tona fatos importantes e curiosidades sobre a região, além de ser uma figura ativa na comunidade intelectual de Cruz das Almas​. No ano de 2020 recebeu o Título de Cidadão Cruzalmense outorgado pela Câmara de Vereadores de Cruz das Almas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo