ALMANAQUE CRUZALMENSECRUZ DAS ALMASCULTURADESTAQUEFOTOSPERSONALIDADES

O COMENDADOR QUE QUASE FOI BARÃO

O senhor de engenho e político cruzalmense Themístocles da Rocha Passos era Comendador, título da Ordem Imperial de Nosso Senhor Jesus Cristo, que lhe fora dado pelo Imperador D.Pedro II em 1883. Mas você sabia que ele esperava receber também o título de Barão do Rio D’Areia? Acabou não recebendo por causa da Proclamação da República em 15 de novembro de 1889 que, com a subsequente promulgação da Constituição de 1891, todos os foros de nobreza e distinções nobiliárquicas brasileiras acabaram sendo abolidas. Assim, D. Pedro não teve tempo e nem podia mais conceder o título almejado.

O título de BARÃO era nobiliárquico e conferido por decreto imperial, o que soa ser de muita grandeza; no entanto, é o mais baixo na hierarquia aristocrática. A precedência, em ordem decrescente, é: Duque, Marquês, Conde, Visconde e Barão. O título podia ser concedido (ou, em alguns casos, vendido) a uma pessoa que não fazia parte da nobreza, mas que tivesse realizado grandes serviços ao Estado.

Já sobre o nome que fora escolhido, Barão do Rio D’Areia, certamente fazia referência ao rio localizado na divisa entre a Freguesia de Cruz das Almas e o Outeiro Redondo, e que adentrava as terras do Engenho Rio da Areia e da Fazenda Campo Limpo, propriedades da família do quase agraciado.

Edisandro Barbosa Bingre

Edisandro Barbosa Bingre é professor, escritor, cerimonialista e pesquisador memorialista de Cruz das Almas. Ele é membro da Academia Cruzalmense de Letras e destaca-se por seu trabalho com o "Almanaque Cruzalmense", onde documenta e preserva a história e a memória cultural da cidade. Bingre é reconhecido por suas contribuições literárias e históricas, trazendo à tona fatos importantes e curiosidades sobre a região, além de ser uma figura ativa na comunidade intelectual de Cruz das Almas​. No ano de 2020 recebeu o Título de Cidadão Cruzalmense outorgado pela Câmara de Vereadores de Cruz das Almas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo