ALMANAQUE CRUZALMENSECRUZ DAS ALMASCURIOSIDADESDESTAQUEMEMÓRIA

O SOLDADO TONINHO DE CASTOR

Traz-nos o insigne memorialista Prof. Dr. Leandro Costa Pinto de Araújo, através da sua obra “Narrativas que a Memória Conservou – Crônicas”, que o cruzalmense Antônio Souza, conhecido por Toninho de Castor, pracinha da FEB que lutou na Itália durante a 2a Guerra Mundial e, após a sua morte, foi homenageado por seus conterrâneos com uma estátua na Praça do Expedicionário, era também um excelente jogador de futebol.
Sim, a memória do mestre dá-nos conta de que o chute de Toninho de Castor era temido pelos goleiros adversários. Jogava no Comercial F. C., time presidido por Augusto José Pereira “Gugu”, grande incentivador do esporte bretão, compondo a ala esquerda com “Fonsequinha” Waltércio Barroso da Fonseca e ambos faziam a torcida vibrar com o primor de suas jogadas, nas partidas realizadas por seu clube no antigo Estádio Itapicuru, situado naquela época próximo do Hospital Nossa Senhora do Bonsucesso, onde atualmente é uma área residencial da cidade.

Edisandro Barbosa Bingre

Edisandro Barbosa Bingre é professor, escritor, cerimonialista e pesquisador memorialista de Cruz das Almas. Ele é membro da Academia Cruzalmense de Letras e destaca-se por seu trabalho com o "Almanaque Cruzalmense", onde documenta e preserva a história e a memória cultural da cidade. Bingre é reconhecido por suas contribuições literárias e históricas, trazendo à tona fatos importantes e curiosidades sobre a região, além de ser uma figura ativa na comunidade intelectual de Cruz das Almas​. No ano de 2020 recebeu o Título de Cidadão Cruzalmense outorgado pela Câmara de Vereadores de Cruz das Almas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo