DR. MANOEL CAETANO DA ROCHA PASSOS FILHO
VOCÊ SABIA QUE o cruzalmense Manoel Caetano da Rocha Passos Filho, nascido em 1917 na Fazenda Campo Limpo, além de irmão mais novo da escritora Jacinta Passos e neto do Senador Themístocles da Rocha Passos, era escritor, poeta e foi também um conceituado médico pneumologista, pesquisador de renome nacional?
Formado pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1939, em 1945 Manoel Caetano da Rocha Passos Filho contraiu tuberculose e teve de buscar tratamento em Campos de Jordão/SP, que era referência no tratamento da tísica à época.
Em São Paulo, onde passou a residir, Manoel Caetano Filho foi diretor do Instituto Tisiológico Clemente Ferreira onde, na sucessão do fundador Clemente Ferreira, deu importantíssimas contribuições para a consolidação do instituto que é referência histórica na assistência, ensino e produção de saber em tuberculose. O Instituto Clemente Ferreira é um pioneiro no combate à tuberculose, reconhecido como importante Centro de Referência Terciária para Tuberculose e outras Micobacterioses no Estado de São Paulo, a instituição atua como ambulatório de nível terciário, recebendo mais de 80% dos casos referenciados de Tuberculose Resistente no município de São Paulo e Região Metropolitana. O ICF tem ainda sob seus cuidados pacientes portadores doenças pulmonares crônicas de interesse sanitário com indicação de seguimento especializado. O Instituto também é um relevante centro de ensino e pesquisa no contexto da Saúde Pública.
Dr. Manoel Caetano da Rocha Passos publicou importantes artigos em revistas médicas que muito colaboraram para a pesquisa no campo da pneumologia.
Por sua relevância e contribuição ao campo da Saúde, o município de Mauá/SP deu o nome do Dr. Manoel Caetano da Rocha Passos Filho ao Centro Municipal de Saúde.
Manoel Caetano da Rocha Passos Filho era casado, teve duas filhas e, aos 54 anos de idade, faleceu no dia 22 de fevereiro de 1972 em São Paulo.
(Foto: colaboração Hermes Peixoto, editor da Revista @reflexosdeuniverso )