ARQUITETURACRUZ DAS ALMASDESTAQUEFOTOSHISTÓRIALUGARESMEMÓRIA

142 ANOS DA ESTAÇÃO DE POMBAL

Segundo o site especializado www.estacoesferroviarias.com.br, há 142 anos foi aberta a Estação de Pombal pela E. F. Central da Bahia no km 158 da sua linha principal e inaugurada em 23 de dezembro de 1881.

A Estação de Pombal, que mais tarde teve o nome alterado para Cruz das Almas, ficava a 6 km do centro do município de Cruz das Almas. Moradores mais antigos da região dizem que por esta estação havia uma grande movimentação de passageiros e, até os anos de 1970, recebia muito cimento vindo de Minas Gerais.
A Estação de Pombal (ou o que resta da sua estrutura) fica na região próxima da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia-UFRB, antiga Escola de Agronomia da Bahia. Situava-se, também, na antiga entrada rodoviária da cidade.

A partir de 1970, a lista de estações no Guia Levi já não mostra a Estação de Cruz das Almas, mas sim uma estação chamada Eng. Eurico Macedo, que é a mesma. A falta de documentação não permite a confirmação, mas o prédio sugere ter passado por alguma reforma pois tem arquitetura dos anos 1930 e o fato de ter sido construída uma nova estação mais próxima à cidade também com o nome da cidade (ramal Cruz das Almas, que ligava até Conceição do Almeida, na linha de Santo Antonio de Jesus, aberta em 1958 e erradicada em 1964) corroboram tal informação.

Edisandro Barbosa Bingre

Edisandro Barbosa Bingre é professor, escritor, cerimonialista e pesquisador memorialista de Cruz das Almas. Ele é membro da Academia Cruzalmense de Letras e destaca-se por seu trabalho com o "Almanaque Cruzalmense", onde documenta e preserva a história e a memória cultural da cidade. Bingre é reconhecido por suas contribuições literárias e históricas, trazendo à tona fatos importantes e curiosidades sobre a região, além de ser uma figura ativa na comunidade intelectual de Cruz das Almas​. No ano de 2020 recebeu o Título de Cidadão Cruzalmense outorgado pela Câmara de Vereadores de Cruz das Almas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo