DR. J.J. RIBEIRO DOS SANTOS
Você já ouviu falar do DR. RIBEIRO DOS SANTOS? Certamente, não! Mas…
José Joaquim Ribeiro dos Santos nasceu em Cruz das Almas, no ano de 1851, na Fazenda Bom Sucesso (onde fica a fonte do Doutor), propriedade de seu pai, o Cel. José Ignácio Ribeiro dos Santos e de sua mãe D. Anna Maria do Nascimento Ribeiro.
Apesar de ser um ilustre cruzalmense, sua cidade natal, infelizmente, pouco ou nada sabe a respeito de sua importante contribuição histórica para o Brasil (e, lamentavelmente, a Educação municipal não tem tido nenhum interesse em falar disso com seus alunos).
Lá fora, no entanto, a História registra em documentos o nome de Dr. Ribeiro dos Santos como um dos grandes intelectuais brasileiros, ele que teve significativa influência nos campos médico, científico, político, na indústria e forte envolvimento na imprensa especializada.
Médico oftalmologista, formou-se em 1875 e estagiou durante dois anos no Serviço de Wecker e no de Landolt, em Paris. Na Bahia, foi Chefe do Serviço de Oftalmologia do Hospital Sta. Izabel, chegando a ocupar o cargo de Diretor. Foi inventor do cromatoscópio, um importante aparelho para exame médico oftalmológico.
Discípulo do Dr. Moura Brasil (o criador do famoso colírio de mesmo nome), foi também um dos fundadores da Revista Brazileira de Ophtalmologia, além de outras importantes publicações de especialidade médica.
E mesmo tendo uma grande clientela e com muita atividade cirúrgica, sempre ajudava os mais pobres não cobrando deles os atendimentos (consultas e até cirurgias).
Como político, no ano de 1890 chegou a ser nomeado pelo governador da época como intendente de Salvador. No ano seguinte foi eleito Senador membro da Assembleia Constituinte e, como tal, foi um dos que contribuiram para a fundação da Faculdade Livre de Direito da Bahia.
Destacado empresário, foi um dos precussores da indústria têxtil na Bahia fundando em Salvador, no ano de 1890, a grande Companhia Fabril dos Fiaes, uma fábrica para preparar, fiar e tecer juta, linho, algodão e outras matérias têxteis, adquirindo para isto os mais aperfeiçoados maquinários e os terrenos e edifícios necessários.
Dr. José Joaquim Ribeiro dos Santos veio a falecer no ano de 1911, em Salvador.
(FONTES:
- Revista Bahia Illustrada. 1918.
- Retrato do acervo do Museu do Nordeste Barão de Jeremoabo.