CRUZ DAS ALMASCURIOSIDADESDESTAQUEHISTÓRIAMEMÓRIA

INAUGURAÇÃO DA FÁBRICA SUERDIECK EM CRUZ DAS ALMAS

Há 88 anos, em 03 de novembro de 1935, era inaugurada a fábrica de charutos Suerdieck na cidade de Cruz das Almas? Cidade onde a empresa já possuía armazéns de fumo.

Esta história tem início com a vinda do Sr. August Wilhelm Suerdieck, em 1888, para a cidade de Cruz das Almas, como funcionário da firma F.H. Ótens, com o propósito de acompanhar de perto o enfardamento do fumo na região. August Suerdieck era de uma família que estava inserida na cultura do fumo, sendo o seu pai comerciante e seu avô produtor na Europa. Passados quatro anos, em 1892, alcançava pela própria firma em que trabalhava, o seu primeiro armazém, que originou a sua firma, que apenas em 1899 é registrada sob a razão social A.Suerdieck, voltada para o enfardamento, exportação e compra do fumo.

O prédio da Fábrica de Charutos Suerdieck ia de um lado a outro do quarteirão, havendo fachadas voltadas para três ruas: a XV de Novembro, a Crisógno Fernandes e a Dr. Ribeiro dos Santos. Não há referências se o edifício utilizado foi construído com a destinação fabril ou foi um armazém adaptado.

Cruz das Almas, na época da instalação da filial da fábrica Suerdieck, era administrada pelo Dr. Luiz Eloy Passos, sendo o Deputado Federal o Dr. Lauro Passos. Estes foram bastante importantes na causa para a instalação da fábrica na cidade. Não pouparam apoio e incentivo dos dirigentes. Nessa época, a cidade apresentava apenas armazéns, que eram destinados para o enfardamento
do fumo, e que não garantia assim à população uma vida economicamente estável.

Importante ressaltar que a mão de obra da fábrica era predominantemente feminina e, outrora a maior produtora de charutos e cigarrilhas do Brasil, a Suerdieck, instalada na Bahia havia mais de 100 anos, no ano de 2000 acabou fechando sua última unidade, na cidade de Cruz das Almas.

A fábrica, depois de desativada, teve o seu prédio levado a leilão e vendido em partes. Atualmente, parte dele é o Hipermercado São Paulo, outra parte é o Supermercado Todo Dia e uma terceira pertence a UNIMAM.

(FONTE: “Suerdieck – Ubaldo Marques Porto Filho” https://www.ubaldoporto.com.br/suerdieck-epopeia-do-gigante ; com informações atualizadas pelo editor)

Edisandro Barbosa Bingre

Edisandro Barbosa Bingre é professor, escritor, cerimonialista e pesquisador memorialista de Cruz das Almas. Ele é membro da Academia Cruzalmense de Letras e destaca-se por seu trabalho com o "Almanaque Cruzalmense", onde documenta e preserva a história e a memória cultural da cidade. Bingre é reconhecido por suas contribuições literárias e históricas, trazendo à tona fatos importantes e curiosidades sobre a região, além de ser uma figura ativa na comunidade intelectual de Cruz das Almas​. No ano de 2020 recebeu o Título de Cidadão Cruzalmense outorgado pela Câmara de Vereadores de Cruz das Almas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo