LARANJA-BAHIA É COISA NOSSA!
A origem das mundialmente famosas laranjas-bahia ou laranjas de umbigo.
A foto que ilustra esta matéria, publicada em 1930 na revista O Campo, do Rio de Janeiro, é do enxerto de uma das cinco laranjeiras do Cabula.
Em 1873, aproveitando os serviços diplomáticos norte-americanos instalados no Brasil, os técnicos em citricultura de Riverside, na Califórnia, receberam três mudas de laranja-bahia (ou de umbigo), do bairro do Cabula, em Salvador. Delas saíram as mudas que, posteriormente, se espalharam pelos EUA e outras partes do mundo.
Transcorridos 153 anos dessa iniciativa, atualmente os Estados Unidos é o quarto maior produtor de laranjas do mundo; e o Brasil lidera o ranking. Nacionalmente, São Paulo produz 75% de toda a safra. Segundo a Embrapa, a Bahia responde com 3,5% e a nossa produção concentra-se em Rio Real, Itapicuru, Inhambupe, Alagoinhas, Esplanada e Cruz das Almas.
Segundo o memorialista Mário Pinto da Cunha, o J.B. da Fonseca, conhecido como Cazuzinha, e Alberto Passos foram os pioneiros da cultura da laranja no planalto cruzalmense. “Cada um deles comprou 90 mudas, adquiridas em Salvador, possivelmente no Cabula”.
E, segundo o pesquisador Dr. Orlando Sampaio Passos, foi a partir da laranja-bahia que a citricultura se expandiu no estado, no Brasil e no Mundo.
(FONTE: SEGREDOS E HISTÓRIAS DA BAHIA in Instagram. Março de 2023)