ALÉM DA FONTE DO DOUTOR
Buscando novas informações sobre a Fonte do Doutor (e sim, sempre há novidades!), recorro aos registros de um dos nossos melhores memorialistas, o querido Alyrio Mendes . Ele lembra-nos que, além da Fonte do Doutor, em Cruz havia outras fontes e tanques que serviam para abastecer e divertir a população da época.
Segundo Alyrio Mendes, a Fonte do Doutor ficou oficializada como referência do município depois da nomeação de Dr. Luiz Eloy Passos para Prefeito, na década de 30. Na época ganhou reforma com reservatório próprio e ficou definitivamente sendo a fornecedora de água potável para a cidade.
Mas existiam outras fontes damos na época, com água de boa qualidade também, mas que o estrelismo da Fonte do Doutor, que chegou a obter notoriedade estadual, acabou ofuscando a lembrança nos dias atuais.
Por exemplo, existia a Fonte de Zé Pinto, que fornecia banhos para biriteiros e aventureiros que pegavam carona nos caminhões de Teodoro, Mundinho Mangueira e Yôga.
E como esquecer de outras fontes que eram um misto de tanque para o banho e para lavar roupas: Zé Pinto, Seu Ângelo e Donana de Pixú. Os tanques de João Gonçalves, de Seo Cazuzinha e o tanque de Thomé eram exclusivamente para banhos. Tinha também um banheiro no Pulo do Bode na casa de Pedro Careta, um atrás do campo na Baixinha da Vitória e outro na Rua São Benedito. Esses banhos eram “pagos” ou ficavam pendurados nos fiados que, às vezes, eram indultados.
E para entender a localização geográfica da época, Seo Alyrio brinda-nos com o seguinte glossário:
- Zé Pinto: ficava em Brejinhos, entre a Tabela e a Estação Velha ou de Pombal;
- João Gonçalves: na Assembleia, próximo ao Lago do Clube de Campo Laranjeira; – Seu Ângelo: nas imediações da Banguela, Praça de Esportes;
- Seu Cazuzinha: fundos de onde hoje é o Solar Eventos; -Donana: no Areal; e,
-Thomé: no final da rua Estrada de Ferro com a Escola de Agronomia, atual UFRB. (FONTE: MENDES, Alyrio. A Fonte do Doutor II – Ainda sobre fontes e tanques também.)
OBS: imagem meramente ilustrativa
Não lembro das outras fontes citadas na materia, mas lembro muito da Fonte do Doutor, era criança entre 7 e 10 anos possivelmente, todos os domingos ia com meu irmãos maiores tomar banho sempre no final da manha. Era uma farra, muita gente…ainda consigo lembras o cheiro de sabonete que predominava, alguem sempre levava um radio tinha sempre música. Era de fato muito divertido. Boas lembranças.