Vista aérea da EAB – Escola Agronômica da Bahia (Década de 40)Conjunto Musical Os Rebeldes (Década de 70)Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso (1939)Rua Rui Barbosa, a rua do CEATAlunos do Colégio Alberto Tôrres na marinete que os trazia de Muritiba (Década de 40)Av. Alberto Passos (Década de 60)Antiga Igreja de Nossa Senhora da Conceição, na Embira (2004)O Paço Municipal (1950)
Sr. Cazuzinha ou J.B.da Fonseca ou Coronel José Baptista da Fonseca
Estandarte da Escola Agronômica da Bahia (1940)
Estátua do Soldado Antônio Souza, o Toninho de Castor, na Praça do Expedicionário (Década de 50)
Cruz das Almas Clube
Estrada de Pombal, que subia da Estação de Trem, passava pela Rua da Corrente até a Rua da Tabela, antiga entrada rodoviária da cidade (até a década de 50)
Cônego Antônio da Silveira Franca, primeiro Intendente de Cruz das Almas (1897)
Av. Alberto Passos, CentroReforma do Paço Municipal (1947)Dr. Luciano Passos, advogado, escritor, vereador presidente da CâmaraFonte do Doutor, retratada por Zeca SalomãoIgreja Matriz, retratada por Zeca SalomãoPresépio de Natal de D. Nita. O garoto na foto veio depois a tornar-se o músico Jorge Martins.Primeira turma do curso noturno do Colégio Alberto Tôrres (1957)Casa da Cultura Galeno D’Avelírio (2000)Antigo bangalô no Parque 24 de Setembro, atual “Coreto” da Praça Senador Temístocles (1950)Antiga sede da Fazenda Bonsucesso, residência do Dr. Lauro Passos, atual Parque Sumaúma, no bairro Lauro Passos.Feira Livre (1956)Professores, funcionários e alunos do CEAT no dia da solenidade de inauguração (1948)Alunos do CEAT (Década de 70)Turma da Profa. Ailza Santos, Escola Comendador Temístocles (1971)Rua das PoçõesFlâmula da 1a Semana de Cultura de Cruz das Almas (1968)Themístocles da Rocha Passos Farmácia São SalvadorMonumento na entrada da cidadeCARTA DO RECÔNCAVO DA BAHIA (1899) Mapa elaborado por Theodoro Sampaio abarcando a região de Cruz das AlmasAntiga Igreja Assembleia de Deus, no lugar que depois passou a chamar-se Rua da Assembleia e, atualmente, bairro da AssembleiaPalácio do Candeal, na Escola de Agronomia, atual campus da UFRBEstação Cruz das Almas, ramal ferroviário inaugurado em 1958Instituto Bahiano do Fumo (década de 50)Praça Senador Temístocles (década de 50)Antigo matadouro municipal.
Antigo coreto em frente ao Paço Municipal e demolido em1964.
Dr. Lauro PassosEscudos do CEAT“A Cigarra” – Carnaval de 1939Carnaval década de 50“Florinda Anna do Nascimento, conhecida como Folô era cria da Fazenda Bom Sucesso em Cruz das Almas, de propriedade do Coronel Joaquim Inácio Ribeiro dos Santos e D. Ana Maria do Nascimento, Folô era crioula. Usava indumentária típica das mulheres de sua condição, mas não era [considerada] escrava. Não é conhecido o ano de seu nascimento, sabe-se, entretanto, que carregou Dr. Ribeiro dos Santos, nascido em 1851. Faleceu em 11 de maio de 1931. Residia, então, em companhia do casal Isaura Ribeiro dos Santos Diniz Borges e Dr. Otaviano Diniz Borges”. A fotografia original pertence ao acervo da Fundação Pierre Verger. Em 2022, a atriz Zezé Mota esteve em Salvador, para um projeto fotográfico, em que interpretou Florinda Anna ou Dona Folô trajando a típica indumentária crioula. (Este material é fruto de um dedicado trabalho de pesquisa. Caso queira utilizá-lo, pedimos apenas a gentileza de citar-nos como: www.almanaquecruzalmense.com.br )