AS ESTAÇÕES DE POMBAL E MANOEL VITORINO
Pesquisando sobre qual teria sido a importância da Estação Ferroviária para Cruz das Almas, encontro no interessante trabalho acadêmico do Historiador Nilton Antonio Souza dos Santos a curiosa informação de que haveria aqui uma outra estação, denominada Manoel Vitorino.
“A Estação Ferroviária está na memória dos viajantes, dos moradores, dos funcionários em geral. Em um jornal da época foi publicado alguns versos escrito pelo Senhor Avelino Pereira dos Santos:
Saudade expressão que mim recorda
Os meus áureos tempos de menino
Quando passo naquela estaçãozinha
Hoje fechada por força do destino.
Solitária, silenciosa e adormecida
Estação de Leste Manoel Vitorino.
Hoje fechada ela contempla o passado
Desafiando o tempo ainda resiste
Como para servir de testemunha
De muita coisa que não mais existe
Mais quando a vejo alegro-me em revelá-la
Lamentando sua sorte fico triste.
Seu nome lembra um velho Engenheiro
Da nossa republica, um vice – presidente.
Ali comecei minha vida Férrea
Num belo dia e com desejo ardente
Onde meu maior sonho de menino
Era da ferrovia um dia ser agente
A memória é também uma construção do passado, mas pautada em emoções e vivencias. Percebe-se a importância e saudade que ele sente da Estação de Manoel Vitorino, que localizava no Município de Cruz das Almas.”
Conforme pesquisa de João Nascimento, na verdade, Pombal (Cruz das Almas) e Manoel Vitorino foram Estações distintas, separadas por distância de 7 km. Resta esclarecer se a Estação Manoel Vitorino se situava, realmente, no município de Cruz das Almas, como sugere uma das fontes consultadas.
No site “Estações Ferroviárias do Brasil” encontram-se informações sobre os primórdios das duas Estações, ambas criadas em 1881:
(1) “A estação de Pombal foi aberta pela E. F. Central da Bahia na sua linha principal, em 1881. Mais tarde o nome foi alterado para Cruz das Almas. Município de Cruz das Almas, BA” (http://www.estacoesferroviarias.com.br/ba_monte%20azul/cruzalmas.htm)
(2) “A estação de São José foi aberta pela E. F. Central da Bahia na sua linha principal, em 1881. Mais tarde o nome foi alterado para Manoel Vitorino. Município de Cruz das Almas, BA” (http://www.estacoesferroviarias.com.br/ba_monte%20azul/manoel.htm)
Em 1917, conforme a publicação “HORARIO OFFICIAL DAS ESTRADAS DE FERRO BRAZILEIRAS” (primeira figura da postagem), as Estações Cruz das Almas e Manoel Victorino situavam-se na Linha de São Félix a Machado Portella, explorada pela Cia. Chemins de Fer Federaux du L’Est Brésilien. Notar, também na figura, as distâncias das Estações para São Felix – Cruz das Almas a 20 km e Manoel Victorino a 27 km (portanto, 7 km entre as duas Estações).
A localização da Estação Eng. Eurico Macedo (antiga Cruz das Almas) está assinalada no aplicativo Google Earth e as ruínas da antiga construção são claramente visíveis. Deslocando-se para oeste, seguindo o trajeto da linha férrea, os 7 km que separavam as Estações Cruz das Almas e Manoel Vitorino (antiga São José) são alcançados nas proximidades da localidade de São José do Itaporã (município de Muritiba). No entanto, pelo aplicativo, não são perceptíveis ruínas de antiga construção na localidade. (Fica a sugestão, para os que se interessam pelo tema e residem em Cruz das Almas, seguir estas pistas e buscar esclarecimentos, se possível, in loco).
Segundo informações publicadas pelo Guia Levi – tido como referência de horários de trens de passageiros (segunda figura da postagem) -, as estações Cruz das Almas e Manoel Vitorino continuavam operando com passageiros em 1963, porém com uma diferença em relação a 1917: integravam a Linha de Salvador para Monte Azul (MG), explorada pela Viação Férrea Federal Leste Brasileiro.
Fontes:
http://www.estacoesferroviarias.com.br/ba_monte%20azul/manoel.htm
Joao Nascimento in grupo Almanaque Cruzalmense/Facebook