CRUZ DAS ALMASHISTÓRIA

EPIDEMIA NA “FREGUEZIA DA CRUZ DAS ALMAS”, NO ANO DE 1868


No Relatório de 26 de julho de 1868, com que o governador da Província da Bahia José Bonifácio Nascentes de Azambuja transfere a Administração Provincial para Antônio Ladislau de Figueiredo Rocha, consta, no item “SALUBRIDADE PUBLICA”, que “O facto de maior importancia que occorreu a esse respeito, foi a epidemia que appareceu na freguezia da Cruz das Almas do município da Cachoeira, que tem ceifado muitas vidas”.
Prossegue o mandatário: “Mandei um medico com ambulancia sortida para esse logar, um pharmaceutico e dois enfermeiros; e ordenei que a população desvalida fosse socorrida com dietas”.
Conclui o relato: “Prolongando-se a epidemia, e desejando ter noticia circumstanciada d’ella e informação das medidas que porventura ainda seja necessario tomar-se, fiz partir para alli o inspector de saude publica no dia 18 do corrente, o qual não me consta que tivesse regressado”.


O Relatório não esclarece que tipo de doença estava causando a epidemia; mas, nos surtos epidêmicos na Bahia, durante a segunda metade do século XIX, a cólera seria a causa mais frequente.

(https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/salvador-cidade-das-pestes-capital-foi-afetada-por-varias-epidemias-ao-longo-dos-anos/).

Colaboração de pesquisa: João Nascimento, membro do grupo Almanaque Cruzalmense/Facebook

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo