BAIXA DA LINHA: UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA
A comunidade da Baixa da Linha está localizada em terras próximas a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
Constituída por aproximadamente mais de duzentas casas(…).
Em entrevista cedida no dia 12 de março de 2015, por um morador nascido naquele local, o Sr. Simão do Nascimento, este relata que a comunidade surgiu como ponto de refúgio e trabalho de quebrar pedras. Os escravos que trabalhavam em usinas de engenhos em Santo Amaro, Muritiba, Cachoeira e São Gonçalo dos Campos quando da compra de suas alforrias se deslocavam e buscavam as atividades de quebradores de pedra. Em decorrência da existência de jazidas de pedras próximas ao rio Capivari e abertura da via férrea pela Rede Ferroviária Federal em 1915 e a construção de pontes, bueiros e estações estes alforriados quebradores de pedras foram permanecendo na área e constituindo famílias, surgindo assim, a Comunidade da Baixa da Linha que se autodefine como remanescentes de quilombo tendo Certidão de Autodefinição expedido pelo Departamento de Proteção ao Patrimônio Afro -Brasileiro em 27 de setembro de 2010.
UM IMPORTANTE SÍTIO ARQUEOLÓGICO – O senhor Simão do Nascimento informa que em 2000 na localidade foram descobertas urnas funerárias (grandes vasos de barro, lacrados), quando moradores aravam as terras para o plantio de subsistência. Conforme o relato do mesmo foram descobertas três urnas: uma inteira grande, sendo encaminhada para a Igreja localizada na comunidade, e as outras quebradas, que alega não saber o paradeiro. Informando de maneira não clara que um rapaz chamado Val havia levado as urnas para o Centro Cultural de Cruz das Almas e lá retiraram o ouro destas (SANTOS, 2013, p.39).
Estudos realizados por Nilton Antônio Souza Santos a respeito da relação do trem e a Comunidade Quilombola de Cruz das Almas, torna-se viável perceber uma possível relação, baseando-se na perspectiva de estudos centrados nas comunidades remanescentes de quilombos. E entendendo que o transporte ferroviário fez parte da ascensão da economia brasileira em meados do século XIX, e teve grande importância no desenvolvimento das cidades no Brasil, na maioria delas construídas com fins comerciais, com o objetivo de transportar mercadorias como: café, açúcar, farinha, fumo e outros produtos de peso. E em seguida usada para transportar pessoas, passando a ser um dos mais importantes meios de transporte mais usados da época. Outro item a ser observado é que. para o imaginário brasileiro, quilombos eram agrupamentos de africanos escravizados fugidos das fazendas, engenhos e minas que buscavam reproduzir uma vida comunitária à semelhança da África. [Nem sempre os eram.]
Sendo assim os relatos de Senhor Simão trás um fundo de verdade, em que muito se aproxima de um momento de ascensão econômica de nosso país como também das origens da Comunidade Baixa da Linha que se autodenomina como Remanescentes de Quilombo, uma vez que, existe toda uma interdependência. Essa comunidade é composta em sua maioria por negros, conhecida como “Comunidade da Linha”, por conta da linha do trem existente no devido espaço.
(FONTE: Conservação e Preservação das Urnas Aratu do Sítio Reitoria, Cruz das Almas – Ba. – Pesquisa acadêmica UFRB in https://www.passeidireto.com/arquivo/45174953/conservacao-e-preservacao-das-urnas-aratu-do-sitio-reitoria-cruz-das-almas-ba )