CLODOALDO GOMES DA COSTA, O PATRONO DA EDUCAÇÃO CRUZALMENSE.
O Prof. Dr. Clodoaldo Gomes da Costa foi, em 1948, o fundador do Colégio Alberto Torres (CAT) e seu diretor por muitos anos. Foi responsável pela alta estima atribuída ao colégio que foi concebido para ser uma escola de excelência e que formaria os futuros ingressantes da Escola de Agronomia da UFBA.
Homem das letras, escritor, colunista do semanário municipal “Nossa Terra” e idealista da educação, era um dos homens mais respeitados da cidade segundo os escritos corográficose depoimentos. “Daí o seu grande e esplendente mérito entre nós e o alto e merecido conceito que desfruta em Cruz das Almas esse destacado apóstolo da elevação cultural de nossa gente, que é o Dr. Clodoaldo Gomes da Costa, seu ilustrado e dinâmico diretor. Espírito irrequieto nas lides educacionais. Como todo maragogipano, bem entrado nas letras […]” Assim se referia ao diretor o Jornal Nossa Terra de 12 de dezembro de 1954 que noticiava a formatura da primeira turma de professoras no “Instituto Educacional Alberto Torres”, ainda num tempo de uma educação de acesso não democratizado e que o CAT era a única escola da cidade a oferecer o ginásio; ainda não era pública, impossibilitando a entrada de muitos, mas estudar no CAT aos poucos tornou-se o sonho dos jovens cruzalmenses.
Por tudo isto, no dia 05 de junho de 1969, em sessão solene da Câmara Municipal de Cruz das Almas, o Prof. Dr. Clodoaldo Gomes da Gosta foi então homenageado com o honroso Título de “Patrono da Educação e Cultura Cruzalmense”.
(FONTES: https://docplayer.com.br/8885856-Civismo-otimismo-e-zelo-a-patria-o-cotidiano-escolar-nos-anos-de-chumbo.html ; ACTAS E ATOS, Manoelito Roque Sá. e foto gentilmente cedida por Hermes Peixoto Santos Filho.)