O GRUPO DE ESCOTEIROS DE CRUZ DAS ALMAS
O Grupo Escoteiro General Edgard da Cruz Cordeiro, um dos mais antigos em atividade no Brasil, foi criado em 30 de agosto de 1953 conforme ata de fundação (apesar de ser comemorado no dia 31), na cidade de Cruz das Almas. Dentre os pioneiros, o idealizador do movimento na cidade foi Carlos Humberto Pires Ferreira, o Chefe Carlos, que trabalhando no Instituto Agronômico do Leste veio residir em Cruz das Almas e já conhecia o Movimento Escotista de outros lugares onde havia passado.
Atualmente, sua sede está localizada a rua Lauro Passos nº 108, na Baixinha da Vitória, mas já teve sua sede no Av. Alberto Passos, no Tiro-de-Guerra, no antigo IBF (na Mata de Cazuzinha) e até no CEAT.
Um dos lemas do grupo, além do conhecido “Sempre Alerta”, é “Uma vez escoteiro, sempre escoteiro!”, já que aqueles que participam do escotismo seguem suas leis e a promessa um dia feita por cada um até o fim de suas vidas. O movimento é uma organização mundial educacional voltada para crianças, adolescentes e jovens que tem a oportunidade de desenvolver diversas áreas de suas vidas, que são: emocional, intelectual, físico, social, espiritual e afetivo. Em Cruz das Almas, não é diferente. O Grupo Escoteiro General Edgard da Cruz Cordeiro tem diversos serviços sociais prestados e trabalhos relevantes para a sociedade.
- Segundo a UEB, o Grupo Escoteiro General Edgard da Cruz Cordeiro está entre os mais antigos e em atividade no Brasil.
(FONTES: www.reportertatu.com.br/2018/08/grupo-escoteiro-de-cruz-das-almas.html ; www.escoteiros.org.br/arquivos/internacional/CNRI_escotismo_mundial.pdf ; www.escoteiros.org.br/historia/; Jornal NOSSA TERRA, 1954 )