CRUZ DAS ALMAS

HISTÓRIA DA ESCOLA DE AGRONOMIA EM CRUZ DAS ALMAS

Vista_aérea_do_prédio_da_Reitoria_da_UFRB_-_Cruz_das_Almas

No dia 1 de novembro de 1859, Dom Pedro I criou o Imperial Instituto Bahiano de Agricultura (IIBA) no município de São Francisco do Conde. Posteriormente, em 15 de fevereiro de 1877, foi instituída a Imperial Escola Agrícola da Bahia (IEAB) vinculada ao IIBA, sendo essa a antecessora da sede da UFRB. No ano de 1905, a IEAB transforma-se no Instituto Agrícola da Bahia, sendo então administrada pelo Governo do Estado da Bahia, instituindo a Escola Média Teórica e Prática de Agricultura em 1911 e voltando a oferecer curso superior em 1920. Em 1931, a Escola Agrícola da Bahia é transferida para Salvador e em 1943 é transferida novamente para Cruz das Almas denominada como Escola Agronômica da Bahia, passando a fazer parte da UFBA em 1968 com o nome de Escola de Agronomia da Universidade Federal da Bahia (EAUFBA).

Atualmente, a UFRB tem sua administração central em Cruz das Almas, no local que antes era a Escola de Agronomia da UFBA.

(FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Universidade_Federal_do_Rec%C3%B4ncavo_da_Bahia )

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Muito legal esse site, mas há um equívoco. Não existe a sigla Agrufba. A sigla da nossa Escola era EAUFBA. Sou egresso da EAUFBA, da turma de 86, e nunca havia ouvido falar nessa sigla, até hoje.
    Gostaria que fosse modificado o texto para proceder a correção. Participo de um grupo do pessoal da Escola com mais de 100 participantes, quase todos da minha epoca, mas tem mais novos também.
    Ninguém conhece essa sigla.
    Repassei para amigo pessoal da turma de 84 e outro da de 82, que participam de dois grupos distintos da EAUFBA. Grupos com cerca de 100 participantes cada. Ninguém nunca ouviu falar nessa sigla.
    Temos que preservar a história da Escola. Conto com o apoio de vocês.
    Grato,
    William Tôrres Magalhães
    Engenheiro agrônomo
    Turma de 86
    61.99277.7708
    wtmagalhaes@yahoo.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo