TROFÉU ORLANDO PASSOS
A Jornada Científica da Embrapa Mandioca e Fruticultura tem por objetivo reunir apresentações de bolsistas de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), de nível médio, graduação e pós-graduação, representando uma verdadeira amostra da pesquisa que é realizada nesta instituição.
Os melhores trabalhos de cada categoria recebem prêmios oferecidos pelos patrocinadores e o vencedor geral recebe o Troféu Orlando Passos, que leva o nome de um dos pesquisadores mais experientes e queridos da Unidade Embrapa Mandioca e Fruticultura.
O pesquisador Orlando Sampaio Passos, pioneiro na fundação da Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF) em 1970, e um dos organizadores do primeiro Congresso Brasileiro de Fruticultura, em 1971. Também foi presidente da SBF de 1977 a 1979.
Na Embrapa Mandioca e Fruticultura, o pesquisador é o responsável pelo Banco Ativo de Germoplasma de Citros, que se destaca mundialmente por sua localização tropical e que é a principal fonte de variabilidade genética para o programa de melhoramento de citros da Unidade. É também o representante oficial da Embrapa na Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Citricultura, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
O pesquisador lidera diversos projetos de pesquisa e colabora em outros, a exemplo do “Potencial e desafios da citricultura no semiárido brasileiro”, e é um dos entusiastas da instalação da cultura dos citros na região, assim como na Chapada Diamantina (Bahia), e da revitalização da citricultura no Vale do Jaguaribe (Ceará).
Em sua longa vida profissional e pela dedicação à pesquisa, foi homenageado por diversas instituições e, desde 2009, dá nome ao troféu do melhor trabalho apresentado na Jornada Científica da Embrapa Mandioca e Fruticultura. Em 1994, recebeu a distinção de honra ao mérito da SBF. Em 2010, durante o IV Encontro da Citricultura Sergipe e Bahia e a 42ª Festa da Laranja, em Boquim (SE), foi homenageado como Personalidade Citrícola pelos relevantes serviços prestados à citricultura sergipana. Já em 2012, teve seu sobrenome escolhido para nomear a variedade de lima ácida ‘BRS Passos’, lançada como alternativa para o Centro-Oeste brasileiro na entressafra que atende ao mercado de fruta in natura.
(FONTE: https://www.embrapa.br/mandioca-e-fruticultura/10-jornada-cientifica/oevento)
Vive para agricultura, ele merece!