CRUZ DAS ALMAS

O ESTÁDIO “BARBOSÃO”

Estadio_Barbosao_Cruz_Das_Almas_Ba

Mais um marco do importante legado arquitetônico deixado pelo prefeito Carmelito Barbosa Alves para a cidade: o Estádio Municipal de Cruz das Almas que, mais tarde, passou a ter o seu nome como homenagem e é carinhosamente apelidado de BARBOSÃO. Foi construído com recursos próprios do município, uma obra iniciada em 1983 e só inaugurada em 6 de março de 1988. Na sua inauguração, além de um jogo entre os juniores, também uma partida válida pelo Campeonato Baiano, entre os times Leônico e o Fluminense de Feira.

UMA CURIOSIDADE: o primeiro gol no estádio só foi registrado no dia 13 de março, num jogo entre Leônico e Bahia.

Considerado por alguns como “um elefante branco”; por outros, “pouco aproveitado”; mas, para a grande maioria, um símbolo de orgulho cruzalmense. Projetado pelo arquiteto José Luiz da Conceição, o Barbosão possui uma área total de 50 mil metros quadrados, localizado na entrada da cidade e às margens da Av. Getúlio Vargas. Sua área construída de 39 mil metros quadrados conta com gramado, alambrado, vestiários, sanitários, cabine de imprensa, tribuna de honra e arquibancada com capacidade para oito mil espectadores. Recentemente passou por uma reforma e está em boas condições de uso. Já foi considerado pela Federação Baiana de Futebol a 3ª maior praça esportiva do Estado da Bahia e já foi também o mando de campo do Cruzeiro Futebol Clube; atualmente é a casa do Doce Mel.

O Estádio Barbosão, ao longo de sua história, sediou diversos torneios e campeonatos municipais, como a tradicional Taça 29 de Julho e estaduais; mas também já foi palco de grandes shows artísticos, como Chiclete com Banana e o do Padre Antônio Maria.

(Fonte: Inventário Turístico de Cruz das Almas- 2020, Andréa da Silva Conceição e Clarissa Lordelo; Fotos: acervo Antonio Alves de Jesus “Punica”)

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo