CRUZ DAS ALMAS, A CIDADE DO ROCK!
Nem só de axé, pagode e arrocha vivem os baianos. Há aqueles que preferem os chamados estilos musicais alternativos: o rock e suas vertentes. Cruz das Almas é conhecida no meio underground da região como Cidade do Rock devido a grande quantidade de bandas e eventos que possuia, onde roqueiros, headbangers e punks se reuniam para curtir seu estilo musical.
O movimento alternativo é conhecido em todo o mundo como sinônimo de rebeldia e revolta. Fazendo jus a estes adjetivos, nos anos ’90, surgiram em Salvador as bandas The Dead Billies, Lisergia, Úteros em Fúria, Inkoma, entre outras, que cantavam as frustrações e repressões de uma geração e serviram de inspiração para muitos grupos que surgiram depois. De lá pra cá, novas bandas foram fomadas, trocaram de integrantes e deram origem a outras. Este cenário se expandiu também pelo interior do Estado e vários eventos começaram a ser organizados.
Quarta edição do festival Soul do Rock, no dia 31/07/2004 na Casa da Cultura Galeno D’Avelírio.
O Rock não morreu.
Em Cruz das Almas, onde o rock é mais forte na região, há sempre pequenos eventos que muitas vezes são realizados na própria residência dos músicos. Um exemplo disso é o House of Fear, que ocorre na casa do baterista Claudio Batista, conhecido como Dinho Batera. O músico é multi-instrumentista e toca nas bandas NoveMeiaNove, The Gins e Exclusos, conhece bem as dificuldades ao organizar e montar um evento independente. Ele conta que as dificuldades vão desde limpeza do espaço onde acontecem os eventos, antes e depois do som, aos acertos e reforma de equipamentos. São os próprios músicos que montam boa parte da estrutura, da aparelhagem de som, da ornamentação e ainda controlam a portaria e o movimento do bar.
Como ninguém se sustenta financeiramente dos eventos, a maioria dos músicos e organizadores procuram conciliar o tempo disponível com o trabalho e os estudos. No fim, a maior parte das tarefas acaba ficando para os poucos que conseguem uma folga no emprego ou que resolveram “matar as aulas” para dar uma ajuda. Outra coisa que também fica a cargo da organização é arranjar lugar para hospedar as bandas que vêm de fora , além de providenciar também a alimentação e o local onde guardar os equipamentos. Muitas vezes eles também se responsabilizar por acomodar também os fãs que vem de outras cidades da região.
Os eventos podem sofrer intervenções externas por motivo do som alto, por funcionamento irregular do espaço, por causa da aglomeração no local que muitas vezes pode estar localizado em área residencial. E apesar de todos os problemas o movimento do rock está crescendo.
ALGUMAS DAS PRINCIPAIS BANDAS:
- Cross of Souls
- The Gins
- Bloodseeker
- Exclusos
- Unprosperity
- 969
- Refugiados
- Lost in Hell
(FONTES: http://bahiarockmachine.blogspot.com.br/search/label/*Cruz%20das%20Almas ; http://www3.ufrb.edu.br/reverso/2014/02/05/o-cenario-rock-no-reconcavo/ ; http://www.geocities.ws/alexandreass/soul.htm )