CRUZ DAS ALMASCURIOSIDADESMEMÓRIA

PRAÇA DO EXPEDICIONÁRIO

005 - Monumento a Antônio Souza
006 - Monumento a Antônio Souza

Você sabia que a Praça do Expedicionário (também conhecida como Pracinha do Soldado) foi construída na década de 50 em homenagem ao soldado Antonio Souza, o Toninho de Castor,  nascido em Cruz das Almas? Ele que, em 1945 lutou na Itália durante a Segunda Grande Guerra Mundial e veio a falecer naquele mesmo ano, no Rio do Pó, vítima de afogamento.

A ideia de construir uma praça naquele lugar foi do prefeito Jorge Guerra que, em 1950, resolveu transformar o local, que era um terreno baldio, cheio de mato e com restos de construção, em uma agradável praça.   A Prefeitura então desapropriou a área com total aquiescência do proprietário, o sr. Cecílio José dos Santos, um abastado fazendeiro.
Porém,  a sugestão de dar àquela praça o nome de Praça do Expedicionário, em homenagem a Antonio Souza, foi de Dr. Waltércio Fonseca, prefeito nomeado.

Segundo registros do escritor Alino Matta Santana, decidida a construção da praça, o Dr. Waltércio Fonseca resolveu solicitar de amigos os recursos para construir naquele local uma estátua em homenagem ao herói cruzalmense. A prefeitura então arrumou a praça, o comércio ofereceu os bancos e com o dinheiro arrecadado entre amigos foi encomendada ao escultor e mestre-de-obras Francisco Marques, que trabalhava na então Escola Agrícola da Bahia. Preparada e colocada a estátua, foi inaugurada em 15 de novembro de 1953, com grande festa.

Jornal Correio da Manhã.
Rio de Janeiro. 1953

Curiosamente, a atual estátua não corresponde à original ali colocada. Depois de sofrer danos causados por um galho de árvore e caiu sobre ela, na reforma foi-lhe tirado o fuzil que segurava em suas mãos.

A foto a seguir mostra como era primeira versão da estátua:

É uma das primeiras e poucas praças no Brasil que tem uma estátua em homenagem a um pracinha brasileiro que lutou na Grande Guerra Mundial.

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo