CRUZ DAS ALMASDESTAQUEHISTÓRIAMEMÓRIA

A HISTÓRIA DO TIRO DE GUERRA EM CRUZ DAS ALMAS

TIRO DE GUERRA (1a Fase)

Foi fundada em Cruz das Almas a primeira unidade denominada “Tiro de Guerra”, em 3 de março de 1917, com o número 347, (T. G. 347) tendo como primeiro Instrutor o 1 ° Sargento Pedro Balbino Torres, que aqui permaneceu durante dezoito meses.

Foi substituído pelo 2° Sargento Pericles, que, por motivo de moléstia, pouco tempo esteve à frente do T. G, afastando-se antes de completar um ano. Em substituição ao Sargento Pericles, veio ocupar o comando do 347 o 2° Sargento Marcelino, que aqui ficou até o ano de 1927.

Em 1928 foi designado Instrutor do T. G. desta o 1° Sargento Leandro Ferreira de Jesus, posto que ocupou até 1930.

Termina aqui a primeira fase da história do funcionamento do T. G. nesta cidade.

TIRO DE GUERRA (2a Fase)

A segunda fase tem início com a Portaria n° 115, de 8 de abril de 1952, do Ministério da Guerra, que criou o Tiro de Guerra 116, atual TG 06-004, com sede em Cruz das Almas.

Foi solenemente instalado no dia 1° de março de 1953, na sua sede, à Praça da Bandeira, n° 47, iniciando as atividades no mesmo dia, sob a chefia do então 1° Sargento do quadro de Instrutores, Napoleão Batista Lemos, que neste posto permaneceu até 14 de dezembro de 1954, quando, por força de sua promoção a Subtenente, foi substituido pelo 3° Sargento Tercí Severiano de Medeiros.

No fim de 1955, por falta de número legal de atiradores, foram encerradas provisoriamente as atividades do T. G. 116, situação que perdurou até 1958.

Em 1959, no dia 10 de fevereiro, é designado para exercer as funções de Instrutor do T. G. 116, reaberto com 57 elementos, tendo o Sargento do quadro de Instrutor, Almerindo dos Santos, transferido do T.G. 233 da cidade de Senhor do Bonfim.

No dia 6 de março de 1959 reiniciaram-se as instruções no T. G. 116 com 57 atiradores.

A sede do Tiro de Guerra aqui já teve vários outros endereços. Até 1972, ficava no número 47 da Praça da Bandeira, depois mudou-se para a Rua do Jenipapo (atual rua J.B.da Fonseca) e, atualmente, ela está localizada na Rua Henrique José de Andrade, onde funciona desde janeiro de 1973, construída na administração do então prefeito Dr. Fernando Carvalho de Araújo.

A partir de 1979 a unidade passou a ser denominada de T.G. 06-004.

Muitos dos Chefes-de-Instrução que passaram pelo T.G. ainda são lembrados pela população com especial apreço: Sargento Domingos, Sargento Melo, Sargento Lobato, Sargento Baltazar, Tenente Pedro, Sargento Visintainer, Subtenente Richarles Dilelio, entre outros.

O atual Chefe-de-Instrução, desde 2022, é o 1° Sgt. Alex Aguirre.

Uma memória afetiva do cruzalmense é acordar com o brado ritmado, cantado, dos atiradores correndo, de manhã cedo, pelas ruas de Cruz, na prática do exercício físico: “Um, dois, três, quatro… Quatro, três, dois, um!”

É notório o grande apreço que as pessoas desta cidade têm pelo Tiro de Guerra.

Na foto, alguns atiradores do TG 116 de Cruz das Almas, na década de 50. Em pé: Tune Passos, Almir Pinto, Manoelito Sá. Agachados: Seco de Artur Martins, Walter Machado e José Maria Magalhães.

(REFERÊNCIA: CUNHA, Mário Pinto da. HISTÓRIA DE CRUZ DAS ALMAS. 1959.)

Artigos relacionados

6 Comentários

  1. Estou procurando um amigo q serviu no ano de 1984 ,1985 ou 1986,chegou a ser cabo na época o nome do mesmo Marcos Antônio Lima dos Santos , filho de Manuel Lima dos Santos, e Marivalda Esteves dos Santos ,por favor um número de documento RG qualquer forma de ajuda eu agradeço muito obrigado

  2. Tiro de Guerra de Cruz das Almas-BA, formando mais que soldados reservistas, formando cidadãos para a nação. Parabéns TG 06-004, do qual me orgulho de ter feito parte na turma do ano de 2003, e hoje como funcionário.

  3. Parabéns ao nobre escritor Mário Cunha, pelo artigo e pela divulgação de nosso amigo Edisandro. Não canso de agradecer o carinho e acolhida que tivemos em Cruz das Almas. Orgulho genuíno em ser um Cidadão Cruzalmense!

  4. A turma de 92.1 tendo seu comando o Sgt Andrade, teve a honrar de encerar está turma com a mais alta patente do exército Brasileiro. Gen de infantaria Gonzaga Schereder Lessa.
    O mesmo foi congratular a Família Almeida como a maior família servindo na mesmo unidade do exército no Brasil. Os 7 filhos de Dona Maria Conceição Almeida. Sendo 5 cabos e 2 soldados.
    Cb Florisvaldo
    Cb Francisco
    Cb Demerval
    Cb Florentino
    SD Carlos Alberto
    SD Jair
    Cb Jairo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo